domingo, 24 de maio de 2009

Pão francês




Essa é uma receita fácil de fazer, mas tem que ter paciência pois você terá que trabalhar a massa um pouco mais do que as receitas tradicionais de pães.  Essa receita é tirei do livro "Padaria em casa" de Olivier Anquier. É um bom livro pra se ter em casa. É uma edição de bolso e custa pouco. E o melhor, tem dicas muito interessantes para quem quer iniciar-se na arte da panificação. Vamos à receita:

1 kg de farinha de trigo gelada
20 g de sal
30 g de fermento biológico (se possível comprado em padaria; das mãos do padeiro mesmo!)
600 ml de água gelada

Modo de preparar

Em um bowl, coloque a farinha e o sal. Abra um buraco no centro  e adicione a água. 
Esfarele o fermento com as mãos e dissolva-o na água. Vá trabalhando a mistura até conseguir uma consistência homogênia e elástica que não fique muito grudenta. Atenção, esse momento é importante. Não tenha medo. A massa tem que ficar mais para molhada mesmo. Portanto ela grudará um pouco nas mãos. Mas não pode ser muito grudenta senão fica ruim de trabalhar a massa.  Faça uma bola com a massa e cobra-a com um pano umidecido em água gelada. Deixar a massa descansar por uns 15 min. Segundo o Olivier a massa tem que ser trabalhada sempre em baixas temperaturas para se obter a consistência ideal; como o Brasil é um país muito quente, e essa massa é típica de país frio, daí a necessidade se utilizar ingredientes gelados.

O próximo passo é a "beliscagem" da massa. Com seus dedos indicador e polegar, vá retirando bolas de massa. Atenção, cuidado para não rasgar a passar. Você deve perceber que a bola de massa está se soltando entre os dedos. Vá grudando as bolas na outra extremidade da massa.
Faça esse procedimento por uns 5 min; isso garante a completa ativação do glúten da farinha de trigo. Faça uma bola e deixe descansar por mais 15 min com o pano úmido em cima.

O passo seguinte é a "dobra" da massa. Abra a massa como se fosse fazer uma pizza. Mas se rolo de massa. Só com as mãos mesmo. em seguida dobre a massa como se fosse dobrar um cobertor. Faça de uma maneira que a massa possa acumular ar em seu interior. Depois de algumas dobradas você começará a ver surgir as bolhas de ar na massa. Deixe descansar por mais 15 min. Sempre com o pano úmido em cima. Repita esse procedimento por mais 2 vezes. Lembre-se que quanto mais você fizer esse procedimento mais aerada ficará a massa.

Passos finais.  Pegue a massa e divida-a em porções uniformes. Corte com uma faça. 
Faça os pãezinhos conforme sua preferencia e deixe-os crescer por mais 15 min; cobertos pelo pano úmido. 

Pré aqueça o forno a 250°C. E coloque uma assadeira com água na base do forno. Esse é um dos segredos o pão francês. Pois, os fornos profissionais tem controle de umidade o que garante mais crocância  e brilho ao pão. 

Faça corte nos pães e coloqueos no forno para assar. Fique de olho e nariz atento. 
Quando dourar um pouquinho já pode tirar. Daí é só saborear com manteiga. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário